O princípio alfabético é o entendimento de que as palavras são compostas de letras e as letras representam sons. Além disso, é a capacidade de usar essas associações de letras e sons para ler ou escrever palavras. Depois que as crianças demonstrarem que podem isolar os sons iniciais das palavras, o próximo passo fundamental para a criança aprender a ler é a introdução do princípio alfabético.
O domínio dessa habilidade significa que ela é capaz de entender que as letras são usadas para representar os sons da fala. O princípio alfabético é a ideia de que letras e grupos de letras combinam sons individuais em palavras. A capacidade de aplicar essas relações previsíveis a palavras familiares e desconhecidas é muito importante para a leitura.
A correspondência letra-som, ou a relação das letras do alfabeto com os sons que elas produzem, é um componente-chave do princípio alfabético e do aprendizado da leitura.
Para ensinar a correspondência de sons de letras, é importante trabalhar com alguns sons por vez, ensinando cada letra do alfabeto e seu som correspondente. Para cada relação letra-som, a instrução deve incluir nomear a letra ou letras que representam o som e deve associar uma sugestão de imagem de um objeto com o som alvo para ajudar os alunos a lembrar a relação entre a letra e o som.
Que tarefas os alunos devem ser capazes de demonstrar para indicar o domínio dessa habilidade?
- Conhecimento do alfabeto
- Ordem
- Número de letras
- Distinguir entre vogais e consoantes
- Reconhecimento de letras
- Letras maiúsculas e minúsculas
- Letras em fontes diferentes
- Escreva letras maiúsculas e minúsculas
- Nome da letra / associação de som da letra
Apresentar apenas sons de letras que são os mais comuns
Você deve esperar até que a criança domine os sons das letras comuns antes de introduzir conceitos mais avançados. Primeiro, ajude seu aluno a desenvolver uma sólida proficiência de trabalho dos fundamentos antes de prosseguir para o aprendizado de nível superior. Então inicie pelas letras mais fáceis, como as vogais. Depois que ele dominar essas letras e seus sons, passe para as consoantes mais fáceis, como por exemplo o ‘M’.
Ensine apenas com letras minúsculas para começar
95% do texto escrito é composto por símbolos de letras minúsculas e apenas 5% é composto por letras maiúsculas. Neste estágio do desenvolvimento da leitura, é apenas um bom senso apresentar exclusivamente letras minúsculas. Além disso, ajuda a evitar a confusão com várias formas para a mesma letra.
Dê o som da letra em vez do nome da letra
É vital trabalhar no que é mais relevante. Nesta situação particular, independentemente da existência de um modelo cultural de ensino do nome da letra, você terá muito mais sucesso ensinando o som da letra.
Atividades divertidas com o Princípio Alfabético
Ensine às crianças as letras em seu nome
Começar com atividades de nomes faz muito sentido! Por um lado, a maioria das crianças já está familiarizada com a aparência de seu nome, o que lhe dá um bom ponto de partida. Também faz sentido começar com atividades de nomes no início do ano letivo, quando vocês estão se conhecendo! Você pode começar apenas identificando e nomeando as letras. Uma vez que o domínio do nome da letra é aparente, você pode passar para os sons que cada letra faz. A boa notícia é que a maioria das letras dos nomes está intimamente relacionada a seus sons. Isso ajuda a tornar o princípio alfabético.
Construindo palavras
Usando letras recortadas, pode ser em folha de sulfite mesmo ou para usar mais vezes as letras em papelão. Faça uma palavra de três letras no chão ou em cima de uma mesa, você pode começar com a palavra ‘SOL’ por exemplo. Peça para que a criança leia a palavra e a use em uma frase. Depois mude uma letra para formar uma nova palavra, como ‘SOLA’. Você pode começar adicionando apenas a letra final e depois mudando ela (SOL – SOLA – SOLO). Em seguida, mude apenas a letra inicial (COLA – COLO). Finalmente, mude apenas a letra do meio (CELA).
Caça às palavras
Escolha uma letra e faça seu filho procurar cinco itens que começam com o som dessa letra. À medida que cada objeto é encontrado, ajude seu filho a escrever a palavra em uma lista. Por exemplo, se o som-alvo for ‘M’, a criança pode encontrar e escrever MAMÃO, MAÇÃ, MÃE e MICRO-ONDAS.
É muito importante lembrar que quando os alunos entendem o princípio alfabético e são capazes de aplicar o que sabem sobre correspondência letra-som para traduzir letras impressas e combinações de letras nos sons que fazem, eles são capazes de ler com precisão um vasto número de palavras, incluindo palavras que nunca encontraram em texto.
Referências
National Center on Improving Literacy. What’s the best way to teach the Alphabetic Principle?. Disponível em <https://improvingliteracy.org/ask-an-expert/whats-best-way-teach-alphabetic-principle> Acesso em 22 set 2021.
Matéria do Instituto NeuroSaber