ADAPTAÇÃO: tempo de conhecimento e acolhimento mútuo
A adaptação é um período muito especial para todos: crianças, familiares e professores. Tudo é novo, tudo precisa ser descoberto. Para isso, tempo, paciência, abertura ao novo e ao diálogo são elementos que precisam estar presentes neste período em que a criança começa a frequentar a Escola.
Quando iniciamos um trabalho novo ou quando vamos a um lugar desconhecido, sem saber ao certo o caminho que devemos percorrer, como nos sentimos? Alguns responderão ansiosos, outros angustiados, todos apreensivos. Esse é um exemplo simples de como a novidade pode mexer com as pessoas adultas; com os pequenos, isso não é muito diferente. Nesse caso, a nossa postura, como adultos de referência (pai, mãe, avós ou quem exerce a função de educar, cuidar, proteger, prover e amar os pequenos), é de auxiliar neste processo.
O adulto facilita a adaptação da criança na Escola quando:
- cumpre os horários determinados para esse período;
- conhece a rotina e os horários da Escola;
- repassa todos os detalhes da rotina e as “manhas” dos filhos aos professores (jeitinho preferido de dormir, horário do sono, como é o choro de fome ou de dor, etc.);
- conversar com a criança, contando o que está acontecendo, passando segurança na voz e na postura;
- tira todas as dúvidas referentes a esse processo com os professores, coordenação ou direção;
- compreende que a socialização e todas as oportunidades de aprendizagem que a Escola praticará com a criança serão muito benéficas para o desenvolvimento infantil;
- distingue que o educar e o cuidar da Escola são diferentes dos da família, pois o professor tem sob sua responsabilidade outras crianças. Isso não significa que não dará atenção a cada uma delas, mas ele o fará de maneira diferente do que acontece em casa, o que favorece o exercício da autonomia e socialização;
- compreende que a Escola oportuniza rotina, situações desafiantes de aprendizagem e a regularidade das pessoas que educam e cuidam dos pequenos, o que é muito mais saudável do que deixar a criança apenas sob o cuidado dos avós, tios ou conhecidos.
Não ceda as chantagens, não se culpe e tenha consciência de que os pequenos perceberão sua postura segura e confiante!
As dúvidas, por mais simples que você as considere, devem ser esclarecidas. Não tenha vergonha de demonstrar como se sente com a permanência de seu filho na Escola, pois os profissionais que o atenderão conhecem o desenvolvimento infantil e poderão ajudá-lo muito neste processo.
Com tempo, paciência e muito carinho, logo, logo, o pequeno estará adaptado à rotina da Escola e você, contente com todos os seus progressos.