Proposta Pedagógica

A Escola Piemont pretende formar pessoas capazes de pensar e agir como seres históricos que tenham consciência de sua importância no processo de transformação de si mesmo e do mundo, ou seja, cidadãos curiosos, criativos, críticos, afetivos, autoconfiantes, sociáveis, responsáveis, autônomos, justo e éticos.

A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-la funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo – meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.

Referenciada neste olhar sobre a aprendizagem que  a Escola Piemont irá desenvolver sua proposta pedagógica. Assim, enquanto educadores e co-responsáveis pelo processo de desenvolvimento integral da criança entendemos que a escola deva ser um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar  as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem a formação de cidadãos autônomos, críticos e reflexivos conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, auto sustentável e feliz.

EDUCACAO INFANTIL

As finalidades deste segmento da educação apontam para uma visão de conjunto em que experiências significativas de interação da criança precisam da mediação da linguagem oral e escrita, da linguagem das artes da matemática, que expressam conhecimento de mundo e, aprendam a representar a realidade.

Para isso, as áreas cognitivas, linguísticas, motoras, de equilíbrio pessoal, de inserção social e de relação interpessoal, na proposta da Escola, são tratados como capacidades humanas que o projeto educativo tem como finalidade desenvolver.

Estimular as crianças a observar e explorar o ambiente e utilizar as diferentes linguagens (corporal, plástica, oral, escrita e musical) com diferentes intenções e em diferentes situações de comunicação.

Entre outros objetivos, destacam-se:

  • desenvolver uma imagem positiva de si;
  • partir do conhecido para o desconhecido;
  • aprender através da participação ativa;
  • respeitar o caráter lúdico e prazeroso das atividades espontâneas ou dirigidas.

ENSINO FUNDAMENTAL

A educação escolar é uma prática que tem como função primordial criar condições para que o educando desenvolva suas capacidades e aprenda os conteúdos necessários para construir a compreensão da realidade e a ter uma participação mais efetiva nas relações sociais, políticas e culturais, condições estas indispensáveis para o exercício da cidadania.

Nessa etapa, a escola tem como objetivos:

  • o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

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